Instrumentos de avaliação e Inep

on terça-feira, 2 de março de 2010

Aula dia 09/02/2010
Nessa aula foi trabalhado sobre os instrumentos de AVALIAÇÃO e sobre o INEP.
Diferentes instrumentos

Provas
Escala
Questionários
Roteiro de entrevista
Roteiro de observação
Roteiro de dados documentais (pesquisa)
Roteiros de práticas de laboratórios


Provas – itens
Enfocar apenas um problema ou uma situação a ser analisada. O item não deve avaliar vários tópicos ou conter muitos passos para a identificação da resposta correta

Prova geral
Elaborar itens independentes entre si, ou seja, a resposta de um item não deve depender da resposta de um item anterior
Levar em consideração o tempo de leitura exigida do aluno

Construção de um enunciado

Evitar expressões duplamente negativas
Exemplo: “ele não gosta de comer”
Evitar “a utilização de termos como “sempre”, “nunca”, “todo”, “totalmente”, “completamente” e” “somente”

Construção de alternativas

Cada alternativa deve prever um tipo de erro
Não repita alternativas
Formular de maneira positiva, isto é, não empregando os termos exceto incorreto, não errado



1-Quantos estao matriculados no ensino superior no Brasil?Quantos estao no curso de licenciatura?

Estãos matriculados no Ensino Superior 3,8 milhões , sendo 49% na região Sudeste.
E matriculados em cursos de licenciatura são 45 mil alunos.


Conheça o Inep

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), cuja missão é promover estudos, pesquisas e avaliações sobre o Sistema Educacional Brasileiro com o objetivo de subsidiar a formulação e implementação de políticas públicas para a área educacional a partir de parâmetros de qualidade e eqüidade, bem como produzir informações claras e confiáveis aos gestores, pesquisadores, educadores e público em geral.

Para gerar seus dados e estudos educacionais o Inep realiza levantamentos estatísticos e avaliativos em todos os níveis e modalidades de ensino:

Censo Escolar: levantamento de informações estatístico-educacionais de âmbito nacional, realizado anualmente;
Censo Superior: coleta, anualmente, uma série de dados do ensino superior no País, incluindo cursos de graduação, presenciais e à distância.
Avaliação dos Cursos de Graduação: é um procedimento utilizado pelo MEC para o reconhecimento ou renovação de reconhecimento dos cursos de graduação representando uma medida necessária para a emissão de diplomas.
Avaliação Institucional: compreende a análise dos dados e informações prestados pelas Instituições de Ensino Superior (IES) no Formulário Eletrônico e a verificação, in loco, da realidade institucional, dos seus cursos de graduação e de pós-graduação, da pesquisa e da extensão.
Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior: Criado pela Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004, o Sinaes é o novo instrumento de avaliação superior do MEC/Inep. Ele é formado por três componentes principais: a avaliação das instituições, dos cursos e do desempenho dos estudantes.
Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): exame de saída facultativo aos que já concluíram e aos concluintes do ensino médio, aplicado pela primeira vez em 1997.
Exame Nacional Para Certificação de Competências (Encceja): é uma proposta do Ministério da Educação de construir uma referência de avaliação nacional para jovens e adultos que não puderam concluir os estudos na idade própria. Este ano (2003) o Encceja não será realizado por estar sendo reformulado.
Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb): pesquisa por amostragem, do ensino fundamental e médio, realizada a cada dois anos.
Além dos levantamentos estatísticos e das avaliações, o Inep promove encontros para discutir os temas educacionais e disponibiliza também outras fontes de consulta sobre educação.

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